A nossa atleta conquistou Ouro e Prata no 10º Campeonato do Mundo de Health Qigong que se realizou de 31 de Julho a 05 de Agosto em Tóquio, no Japão, representando Portugal ao serviço da Selecção Nacional de Qigong da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD.
Ana Rita Rego conquistou a Medalha de Ouro na prova individual femininas Wu Qin Xi (Forma dos Cinco Animais) com a nota de 8.86, e a Medalha de Prata, com a nota de 8.80. Em competição nestas provas estiveram 20 e 10 atletas, respectivamente, sendo as competidoras de maior nível provenientes da China.
A atleta continua assim, a fazer história ao ser a atleta mais medalhada no desporto Qigong de sempre em Portugal, contribuindo de forma de determinante para o espólio federativo nacional em representação oficial do País, e elevando a representação da sua escola Jing-She e município de Famalicão.
Ana Rita encontra-se “muito realizada com os resultados e especialmente satisfeita com a qualidade da participação, após 4 anos de interrupção das provas mundiais no contexto de pandemia, naquele que foi o campeonato do mundo com maior nível de performance dos atletas em prova, e pela continuidade de excelentes resultados em competições internacionais em representação oficial de Portugal”. Ana Rita agradece ao seu treinador Alexandre Oliveira “pelo papel fundamental e apoio incondicional” na sua preparação e percurso.
Ana Rita Rego adiciona mais duas medalhas mundiais ao seu currículo, que conta assim com 3 Ouros Mundiais (Japão 2023, Holanda 2017 e Portugal 2015), 4 Ouros Europeus (2 em Inglaterra 2018 e 2 em França 2016), e 3 Pratas Mundiais (Japão 2023, Austrália 2019, e uma de equipa em Portugal 2015).
A atleta teve ainda a oportunidade de participar de um curso de formação avançada na sequência de movimentos Ming Mu Gong, e realizou exame teórico e três exames práticos para obtenção da graduação de 5º Duan de Health Qigong da IHQF, sobre o qual aguarda resultado.
O Campeonato do Mundo de Health Qigong é a maior competição oficial da modalidade, da responsabilidade da International Health Qigong Federation – IHQF, e realizada bi-anualmente.
Deixe um comentário